17 novembro 2014

Ain! Eu esqueci...: provas

     Hey pessoal, eu sei que já estamos no finalzinho do ano para colocar dicas escolares, mas as dicas podem valer também para o ano que vem. Seja na escola ou na faculdade, você pode começar o ano com uma organização e um pensamento totalmente novos. 
     Para quem quiser outras dicas do gênero escolar, é só clicar aqui, onde há todos os post com a tag: "Ain! Eu esqueci...".
     Hoje eu vim falar das provas. Quantas vezes você já não passou a tarde inteira estudando e o resultado não foi NADA agradável? E aquelas provas mensais que você nem mesmo sabia que seriam hoje? Ai ai... Enfim, eu trarei algumas dicas para não nos esquecermos e de como estudar.
     Bem, primeiramente, quando sair o calendário das provas oficiais, anote tudo. Quando chegar em casa digite e imprima ou escreva de um jeito bem organizado tudo em uma folha e coloque-a em algum lugar que você veja. Eu coloquei num quadro de cortiça que tenho aqui em casa.
     Tente não faltar, porque se você prestar atenção nas aulas sempre saberá os dias das provas não oficiais. Já que o seu amigo pode até passar a matéria do dia em que você faltou, mas ele pode não lembrar de te avisar que haverá uma prova. 
     Se preferir, anote na mão com uma caneta de cor forte, como preta e azul escura. Assim, uma hora você perceberá que a algo na sua mão e anotará em algum lugar decente.
     Agora vamos para as técnicas de estudos. Gente, eu digo e repito, o maior conselho que eu posso dar é que vocês PRESTEM ATENÇÃO no que o professor está dizendo. Se você tiver alguma duvida, pode esclarece-la em sala. Isso tornará tudo mais fácil. Não tenha vergonha de fazer perguntas ao seu professor. A sua duvida pode ser a duvida de muitos. Não ligue para zoações pelo que você perguntou. Quem irá repetir de ano não será você.
     Quantas vezes já ouvi perguntas das minhas colegas da escola sobre algo que os professores disseram mais de uma vez. E isso não é porque tinha muita poluição sonora, é por ficar "viajando" um pouco na aula.
     Para estudar em casa, a melhor dica que eu tenho para dar é que você escreva. Por que será que os professores passam textos na lousa? É porque escrever te ajuda a memorizar o conteúdo. Faça resumos em tópicos, o que é bem prático e organizado, das matérias em estudo. Depois disso, formule perguntas para si mesmo num papel e responda-as depois de uma hora. 
     Sem cola, hein? Responda sozinho e depois leia os seus tópicos e veja o que você errou e por que. Não ache que uma lidinha no conteúdo irá te ajudar. Caso você preste atenção nas aulas será mais fácil que isso aconteça. Assim, sempre preste atenção para os dias em que você realmente não tem tempo de estudar.
     Eu, particularmente, não estudo todos os dias. Todavia, eu faço todas as minhas lições de casa - e faço pelo menos uma todos os dias - , o que ajuda a fixar e exercitar a matéria que foi passada. 
     E, o mais importante de TUDO. Leia atentamente o enunciado. Não deixe o seu cérebro te enganar pensando que a continuação é outra. Sempre grife suas provas e as palavras-chave dos enunciados. Às vezes uma palavrinha sequer pode mudar completamente a resposta da questão ou até mesmo te ajudar a fazer o famoso "chute por eliminatória", que é algo que realmente funciona, mas só dará certo se você souber pelo menos um pouco da matéria. 
     Eu espero de coração que eu ajude-os com esse post e que ninguém que está lendo repita de ano. Sigam as dicas direitinho e muita sorte para vocês.

     Boa prova, 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

♣Comente sobre o que quiser.
♥São proibidas palavras ofensivas ou “palavrões”, calúnias, difamações ou brigas entre leitores.
♣Qualquer comentário fora desses termos será excluído.
♥Divirtam-se e não sintam-se mal pelas regrinhas, é que precisamos impor limites para que nenhum leitor decente ou o blog sejam prejudicados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...