06 outubro 2014

Amigo de bolso: generosidade

     Até agora, no "Amigo de bolso" eu só falei sobre coisas para você não incomodar os outros ou simplesmente a você mesmo. Mas que tal ajudar as pessoas ao invés de simplesmente não incomodá-las?
      A generosidade é uma coisa muito importante, que todos deveríamos ter dentro de nós. Todavia, ela está pouco presente na sociedade de hoje. Obviamente, eu não sou santa, eu sou uma pessoa um tanto egoísta, no entanto eu tenho plena consciência de que eu preciso melhorar isso em mim.
     Se você tem um tempinho sobrando, por que não visitar um asilo ou um orfanato? Não estou dizendo para doar dinheiro ou alimentos, e sim para doar seu tempo, seu carinho e seu AMOR. O mundo está lotado de gente endinheirada para doar esse tipo de coisa, mas são poucas as pessoas dispostas a passar uma pequena parcela do seu tempo ajudando ao próximo. 
     Obviamente, se você tem dinheiro saindo pelos seus ouvidos, realmente ajuda fazer uma doação material, entretanto uma doação sentimental vale muito mais. Não diga que "Não pode porque não tem dinheiro".
     Se você pensa que a generosidade está sempre tão longe e difícil, é ai que você se engana. Ela pode ser aplicada nas ações mais simples do seu dia-a-dia. Como limpar a casa para a sua mãe, ajudar seu amigo com um problema, consolar alguém triste ou fazer companhia a alguém solitário. O mais importante é que ajudemos as pessoas em seus momentos de dificuldade, sem esperarmos coisas em troca. Se você estiver esperando algo, não estará sendo generoso, e sim querendo uma "desculpa" ou um "motivo" para fazer algo errado ou para que a pessoa lhe faça um favor depois. 
     A humanidade está repleta de pessoas que escolhem e formam laços por interesses materiais, que tratam bem só quem lhes pode retribuir de alguma maneira. Temos que ser educados mesmo com quem não nos trata como deveria, mas também não temos que levar desaforo para casa e guardar rancor. 
     As pessoas menos generosas e mais interesseiras são as que precisam de mais atenção e aconselhamento. Aconselhar positivamente alguém que prejudica as pessoas também é se generoso. Você estará ajudando o prejudicado e quem o prejudica.
     Ah, e lembrando uma coisa. Não temos como ajudar aos outros se não ajudamos a nós mesmos. Atenda às suas necessidades básicas. Sempre lhe faltará algo, mas talvez não faça tanta falta para você quanto faz para outra pessoa. 

     Seja generoso com o seu coração, não com a sua cabeça. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

♣Comente sobre o que quiser.
♥São proibidas palavras ofensivas ou “palavrões”, calúnias, difamações ou brigas entre leitores.
♣Qualquer comentário fora desses termos será excluído.
♥Divirtam-se e não sintam-se mal pelas regrinhas, é que precisamos impor limites para que nenhum leitor decente ou o blog sejam prejudicados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...