02 outubro 2015

Gritando em silêncio: mentiras internas

     Se alguém te perguntar se você já mentiu, qual seria a resposta? Provavelmente seria sim, seja um "Obrigada, já almocei." para recusar um lanche ou um "Estou bem" só para não ter que contar uma história mais longa que a sua para alguém. A questão é: mentir não faz bem para você nem para as outras pessoas. Em longo prazo, mentiras sempre deixam as coisas piores. Quem dirá mentir para si mesmo. 
     E ai você me pergunta: "Mas como seria eu, alguém que não mente nem para os outros, capaz de mentir para si mesmo?". Pois então, saibam que mentir para você é mais fácil do que para outrem. Mentir para si mesmo é enganar a si, é não aceitar algo que você sabe, que você não quer admitir, simplesmente porque desse jeito é mais confortável. 
     Você faz isso quando a verdade não agrada nem um pouco, quando ela contraria tudo em que algum dia você acreditou. Você faz isso quando se sente inseguro em relação àquilo. Você faz isso, na verdade, quando as coisas mudam de figura para você e agora não é mais difícil de entender, é só difícil de aceitar. 
     Assim como as mentiras comuns, as mentiras internas tem seus graus de gravidade. Algumas são um detalhe aqui ou ali, outras são algo que te afunda a cada passo que você dá. O grande fardo de carregar essas mentiras é que elas não foram feitas para encobertar algo de outras pessoas, elas encobertam algo de você mesmo. É como se você se dividisse por dentro, criando uma barreira que te impede de olhar para parte de si.
     Mentir internamente é não aceitar o que está presente em você, é não aceitar quem você é agora. Se você finge ser alguém para as outras pessoas, ok, é a sua escolha, você tem consciência de que é o que é. Todavia, fingir ser outra pessoa para você mesmo chega a ser doloroso. 
     Todos nós somos feitos de vários pedacinhos. Às vezes eles quebram ou envelhecem e você tem que trocá-los. Às vezes ficam faltando alguns deles e às vezes eles vem a mais. Só que você tem que amar e aceitar que todos esses pedacinhos são parte de você. Não importa se eles são novos, antigos, dolorosos, angustiantes ou de dar orgulho. São todos você. E ignorá-los não vai torná-los menos parte da sua pessoa. 
     Entenda, mentir para si mesmo é rejeitar uma parte de si. Seja ela qual for. Você uma hora descobre que ela nem dói tanto assim. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

♣Comente sobre o que quiser.
♥São proibidas palavras ofensivas ou “palavrões”, calúnias, difamações ou brigas entre leitores.
♣Qualquer comentário fora desses termos será excluído.
♥Divirtam-se e não sintam-se mal pelas regrinhas, é que precisamos impor limites para que nenhum leitor decente ou o blog sejam prejudicados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...