24 agosto 2014

Gritando em silêncio: notas baixas


     Notas baixas podem tanto causar angústias, quanto sinalizar que as coisas não vão bem. Se você é pai ou mãe aconselho que leia essa postagem e entenda o que pode estar acontecendo com o seu filho. E você, que anda deprimido(a) porque as notas, por mais que você tente, não melhoram nunca ou estão caindo sem nenhum motivo aparente, talvez eu possa te ajudar!
     Notas baixas, causa ou consequência? Ambos! As notas baixas podem, às vezes, deprimir as pessoas. Você era um aluno esforçado, mas de repente suas notas caem, aparentemente sem nenhuma razão! Ou você era aquele aluno que não queria nada com a vida ou "na média" e resolveu se esforçar, seja lá qual for o motivo. E ai, o que acontece? As notas continuam baixas e você se deprime cada vez mais. 
     Ao invés de sentarem e conversarem com você os seus pais vão lá, só brigam e exigem, sem olhar ou analisar se você está se esforçando ou não, sem procurar um motivo aparente para essas notas. O resultado disso é um aluno cada vez mais deprimido e com menos vontade de se esforçar.
     Hey, vocês, pais que não conversam e só discutem. Olhem nos olhos dos seus filhos e perguntem, com calma, por que as notas dele estão assim. Se ele não souber, tentem fazê-lo se abrir e contar o que anda acontecendo na vida dele, pode ser algum outro fator que esteja causando isso. Seja amigo dos seus filhos, no entanto de um jeito que eles saibam diferenciar as horas de respeitar os pais e de a de desabafar com amigos. Não apareça e grite "Não aceito notas menores que 8 bimestre que vem!" e saia andando. Converse e explique, pergunte se ele quer ajuda nos estudos, mesmo que você não tenha muito tempo. No dia em que prometer estudar com ele, REALMENTE ESTUDE. Ele pode estar precisando de um contado mais direto com os pais e não o tem.
     Outra coisa, se as notas caíram e você não entendeu o motivo. a) se for pai converse com seu filho, uma conversa bem longa, e não brigue, só escute, assim ele perceberá que pode confiar em você. b) se você for o filho, fale com os seus pais e peça ajuda - mostre esse post, caso necessário. c) não ignore a caída das notas, pode haver algo muito maior e mais complicado por trás disso tudo. Bullying, depressão, uso de drogas e bebidas alcoólicas e más influências na escola podem desencadear notas baixas e consequências ainda piores na vida do seu filho. Caso você for o filho, pense. Ultimamente mudou de "turma", começou a fazer algo novo ou alguma outra coisa? Pode parecer que não, entretanto uma pequena mudança na sua rotina pode dificultar ou atrapalhar os seus estudos. 
     Pais e filhos, fiquem sempre unidos e lembrem-se, não exite ex-pai, ex-mãe nem ex-filho e filhos adotivos são filhos de afeto. Vocês fazem parte um do outro e tem todas as chances do mundo para serem melhores amigos.

     Família por acaso, amigos por opção, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

♣Comente sobre o que quiser.
♥São proibidas palavras ofensivas ou “palavrões”, calúnias, difamações ou brigas entre leitores.
♣Qualquer comentário fora desses termos será excluído.
♥Divirtam-se e não sintam-se mal pelas regrinhas, é que precisamos impor limites para que nenhum leitor decente ou o blog sejam prejudicados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...