02 abril 2015

Review: Simplesmente acontece (Love, Rosie) - filme e livro

Nome: Simplesmente Acontece
Autor: Cecelia Ahern
Número de páginas: 448
Editora: Novo Conceito
Duração do filme: 1h e 42min

     Hey, gente! Hoje eu vim falar sobre o filme e o livro que, aqui no Brasil, se chamam Simplesmente Acontece. Eu poderia fazer uma resenha só do livro ou fazê-las separadas, porém o meu objetivo é fazer uma comparação. Por quê? Bem, porque logo nos primeiros 10 minutos de filme eu percebi que DE NOVO a adaptação estragou tudo. :'( Choremos, meus amigos, por não podermos ter toda a essência e qualidade de um livro em meras duas horas. 
     Eles mudaram tanta coisa, que eu nem sei por ONDE começar. Primeiramente, eles tiraram toda a essência da história. Eu acho, de verdade, que os filmes precisam cortar partes, fazer isso ao aquilo, para caber tudo naquele limite de tempo e não ficar nada massante, mas não há nada pior do que tirar a essência de uma história.
     As mudanças que eles fizeram deixaram várias impressões totalmente erradas tanto da Rosie quanto do Alex. A Rosie do filme é uma garota meio vazia, meio sem profundidade. Ela acaba parecendo uma adolescente histérica que fez bobagem por uma paixãozinha de colégio. MAS ELA NÃO É. A Rosie do livro tem sonhos e ambições, tem uma personalidade visível e muitas outras coisas que diferenciam ela do padrão "garotinha que fez bobagem". E isso acaba estragando a história porque você joga toda a culpa em cima dela quando assiste ao filme e fica tipo "Ok, mas quem mandou ela fazer isso?". Enquanto no livro, mesmo tendo as mesmas consequências, parece que foi mais o destino dando vários tapas na cara dela do que culpa dela mesma. Ah, e uma pequena observação: ela não mora na Inglaterra. '-'
     Enquanto isso, o Alex, bem, não sei o que falar do Alex, então deixa isso para depois, vou continuar com a Rosie. Bem, ao longo do livro a vida da Rosie passa por muito mais altos e baixos, por momentos bem piores, do início ao fim, enquanto no filme não parece tão ruim assim. 
     Aquelas mulheres cretinas que o Alex arruma definitivamente nem são tão cretinas assim. Talvez a Bethany seja um pouquinho. E, pelo amor de Deus, o que foi aquela de parecer que os dois já se gostavam? Gente, eles eram realmente só bons amigos, isso só vai mudando depois. Prefiro nem mencionar a mistura do pai da Kate com o Greg porque aquilo foi sem condições e a Ruby aparece pouco demais - me diz que eles não fizeram como se elas tivessem se conhecido numa farmácia. 
     Na última meia hora do filme, mais ou menos, até que as coisas foram bonitinhas, só que eles anteciparam algumas coisas enquanto cortaram outras totalmente da história - já te contei que a Katie quer ser DJ? Pois então. 
     O final até que deu pro gasto, mas foi totalmente sem comparações com o do livro. Ver a Rosie sentada em volta de um monte de cartas e e-mails impressos teria me emocionado bastante. Aliás, no filme nem teve o tão esperado "Love, Rosie.", que dá nome ao livro. 
     Enfim, a história foi distorcida e ficou sem profundidade comparada ao livro, sendo que o livro é só escrito em mensagens, e-mail, chat, cartas, entre outras coisas que poderiam atrapalhar no desenvolvimento da história. Esse não é o melhor livro do mundo, mas tem uma história muito boa, então se quiser ver o filme, veja. Contudo leia, ou antes ou depois, o livro, para compartilhar um pouquinho da minha raiva e para ver que não é tão superficial como parece.

P.S.: Simplesmente apaixonante a foto da Rosie com a Katie no colo.

     Love,


Nenhum comentário:

Postar um comentário

♣Comente sobre o que quiser.
♥São proibidas palavras ofensivas ou “palavrões”, calúnias, difamações ou brigas entre leitores.
♣Qualquer comentário fora desses termos será excluído.
♥Divirtam-se e não sintam-se mal pelas regrinhas, é que precisamos impor limites para que nenhum leitor decente ou o blog sejam prejudicados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...