11 agosto 2015

Fazendo mágica (ou quase isso): dicas para falar bem em público


     Você ai, moço(a)! Você mesmo. Eu sei que quando abriu esse post estava pensando: "Legal! Vou dar uma olhada, mas tenho quase certeza que isso não vai me ajudar em nada. Já tentei de tudo. Sou tímido demais/tenho muita vergonha.". Ei, calma ai! Me dá uma chance, ok?
     Provavelmente, se você não se sente bem ou não consegue falar em público é porque a) você tem vergonha/é tímido b) você não sabe sobre o assunto que está falando, ou c) você fica nervoso/ansioso. Então, que tal trabalharmos um pouco para resolver esses 3 problemas? Porque falar bem em público só envolve ter uma boa dicção e sonoridade, saber do assunto e conseguir manter uma conexão com a sua "platéia". Vamos começar pela ordem que eu citei...

a) você tem vergonha/é tímido
     Essa é a mais complicada, porque se você é tímido ou envergonhado, isso já é um traço da sua personalidade e só está sendo refletido no seu dia a dia. Entenda que ninguém que está lá é melhor ou pior que você e nem tem o direito de te julgar, eles estão lá, na verdade, para te escutar, para ouvir o que você tem a dizer. Provavelmente o que você está falando não tem nada a ver com a sua vida pessoal, então não tenha medo de falar. 
     Não se importe com o que as pessoas podem pensar sobre você ou sobre o que você está falando, só se importe com a mensagem que você quer passar enquanto fala e se você está conseguindo passá-la de um jeito bom. 
     A longo prazo, você pode resolver esse problema aos poucos, sendo menos tímido primeiro no seu círculo e amizades e depois tentando se abrir para outras pessoas também. Faça cursos e atividades fora da escola para ter contato com outras pessoas e invista em algo que talvez te faça perder a vergonha!

b) você não sabe sobre o assunto
     Essa é com certeza a mais fácil de se resolver! Não decore o que você tem que dizer, entenda. Se você entender sobre o que está dizendo, é só falar normalmente, porque se um ou outro detalhe menos importante te escapar naquela hora, você pode retomá-lo mais tarde, já que você tem conhecimento sobre ele. 
     Pesquise sobre o assunto que vai falar, seja ele qual for. Mesmo que você tenha entendido "sua parte" ou saiba um pouco sobre o assunto, pesquise mais e tenha um conhecimento mais amplo para se sentir seguro na hora da apresentação. Se alguém perguntar ou questionar sobre algo que você não saiba seja sincero, se você tentou adquirir mais conhecimento sobre aquilo não sinta-se mal. 

c) você fica nervoso/ansioso

     Crie alguma técnica para controlar sua ansiedade e busque dicas específicas para isso. Não procure sobre como falar bem, procure sobre como controlar seus nervos. Tente tomar água, respirar fundo 3 vezes, contar até 100, rezar, tomar água com açúcar, ensaiar em casa para sentir mais segurança, escutar música, cantar, conversar, entre outras várias coisas. E uma pequena observação: sempre vá ao banheiro antes da sua apresentação, kkkk.
     Tenha sempre em mente que você sabe sobre o que vai falar e se algo der errado é só respirar fundo, erguer a cabeça e começar de onde parou (ou pedir para começar de novo, também vale). Ninguém vai rir de você por ter errado e, se rirem, saiba que são todos uns bobões. Se você estiver apresentando algo para o professor, ele provavelmente saberá distinguir seu nervosismo de falta de conhecimento, se você acha que não, se abra com ele e fale que tem problemas em controlar a ansiedade e que está tentando melhorar. 
     Faça coisas durante a apresentação que te acalmem, como manter contato visual com um amigo ou alguém conhecido, segurar um papel ou uma caneta, entre outras coisas, contando que elas não atrapalhem na sua apresentação. 

     Espero ter ajudado, gente, porque eu sei que tem muitas pessoas que têm dificuldades na hora de apresentar trabalhos, seminários ou simplesmente discutir sua opinião com mais convicção. Também sei que superar sua dificuldade de falar em público é algo muito importante, já que ao longo da vida você VAI precisar falar na frente de pessoas com as quais não se sente confortável ou não é próximo. Se eu não consegui ajudar, continuem a procurar dicas e mais dicas porque isso é realmente muito importante. 

     Say out loud, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

♣Comente sobre o que quiser.
♥São proibidas palavras ofensivas ou “palavrões”, calúnias, difamações ou brigas entre leitores.
♣Qualquer comentário fora desses termos será excluído.
♥Divirtam-se e não sintam-se mal pelas regrinhas, é que precisamos impor limites para que nenhum leitor decente ou o blog sejam prejudicados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...