07 novembro 2015

Noites em claro: que peça encenar no final do ano?

     E ai, gente? Para quem não sabe, eu fiz 3 anos de teatro. Esse ano não estou fazendo e sinto muita falta porque adoro os exercícios da aula e tudo mais. Só sei que um dos momentos mais legais do ano é quando vamos fazer a escolha da peça de final de ano. A essa altura, tenho certeza que todos já tem suas peças escolhidas, ensaiadas e, talvez, apresentadas. Todavia, esse post fica para as futuras apresentações desse pessoal do teatro. 
    Antes de tudo, para escolher uma peça, você tem que analisar também os interesses da sua turma. Então, veja o público que vocês querem alcançar, o gênero (romance, musical, suspense, comédia), a época, entre outras coisas. Tracem todo um plano do que vocês achariam divertido encenar para depois procurar uma peça nesses moldes.
     Algo que eu particularmente gosto, é que haja um roteiro escrito com as falas marcadas e certas, a narração do que acontece e tudo certinho. Isso vai da preferência de cada um. Muita gente prefere um roteiro de ação, porque assim tem mais liberdade na hora das falas. Veja com a sua sala que tipo de roteiro vocês prefeririam também
     Agora, vou dar algumas opções para bases do que encenar no final do ano. 
Criem sua própria peça

     Algo que eu acho super legal é criar uma peça em conjunto a turma, um tipo de projeto em grupo, moldado de acordo com as preferências de cada um. Desse jeito, vocês podem fazer uma peça com a marca da turma de vocês, misturando gêneros diferentes e criando algo bem legal. Tudo isso baseado nos interesses da turma que vocês analisaram, como gênero, público, etc.
     Inovem e tenham ideias sem pé nem cabeça. Elas podem se encaixar bem em um pedaço da história. Façam várias cenas diferentes e vejam quais vocês mais gostaram de interpretar. Assim, vocês vão criando sua peça. 
Inspirem-se em livros/filmes

     Você pode fazer uma peça inspirada na história de um livro ou filme que se encaixe nas preferências da turma. Além disso, como é uma adaptação, vocês podem modificar alguns detalhes e até mesmo alterar o final, para dar mais suspense e emoção. 
Contos de fada ou adaptações

     Por mais que soe clichê, encenar contos de fada deve ser uma experiência muito legal, porque é algo que você vê e ouve desde pequeno e está tornando mais material. Dá aquele sentimento de nostalgia e tudo mais. 
     Como os contos originais todo mundo conhece, nada impede a sua turma de mudar os contos, brincando com a época em que eles acontecem - cenário vicking, anos 60 ou modernidade - e com o perfil dos personagens. Os bonzinhos podem ser meio metidos ou frescurentos e os vilões podem se dar bem no final. A inversão de papéis é livre. 
     Você também pode misturar vários contos de fada, dos mais tradicionais aos que ficam à margem e acentuar a personalidade de alguns dos personagens de maneira que eles fiquem diferentes. As opções de adaptação que vocês podem fazer são infinitas. 
Musicais

     Se todo mundo estiver de acordo, vocês podem fazer um musical. Ninguém precisa cantar nem nada, existe dublagem. Além disso, vocês podem fazer um no estilo anos 70/80, que são bem exagerados e caricatos, com personagens bem legais de interpretar e figurinos divertidos. Se sua turma quiser fazer uma comédia bem maluca, essa é uma opção legal. 
Época marcante

     Você e sua turma também podem fazer uma peça sobre uma época marcante/difícil da história, fazendo críticas sociais por meio da peça. Podem ser retratadas tanto guerras, quanto a ditadura brasileira ou críticas ao antigo preconceito que permanece até hoje. Esse tipo de peça é muito bom porque fará as pessoas pensarem e sempre tem personagens com uma história, um perfil forte. 
Suspense

     Na minha opinião, peças de suspense devem ser muitos legais de se trabalhar porque os personagens tem uma postura e um jeito diferente do que nos outros gêneros de peça. Além disso, um mistério sempre é empolgante e deixa o público curioso. Essas peças, inclusive, podem ser inspiradas em livros, como os da Agatha Christie. Tenho certeza que ficaria bem legal. 

     Por hoje é isso! Esses são meus temas preferidos. Espero que tenha dado ideias para vocês e ajudado na escolha da peça de final de ano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

♣Comente sobre o que quiser.
♥São proibidas palavras ofensivas ou “palavrões”, calúnias, difamações ou brigas entre leitores.
♣Qualquer comentário fora desses termos será excluído.
♥Divirtam-se e não sintam-se mal pelas regrinhas, é que precisamos impor limites para que nenhum leitor decente ou o blog sejam prejudicados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...